Estilhaços <$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 10, 2004

Banhada Advisor 

É com muita pena que assisto ao triste espectáculo que é ver gente a sair desiludida de uma sala de cinema. Assim, e também para poupar uns cobres ao leitor do Estilhaços (porque o leitor do Estilhaços é um leitor fixe (inteligente, culto, de humor fino, que aprecia conselhos úteis (ah, claro, e que adora esta liberdade dos parentesis encadeados (uma maravilha do raciocínio lógico)))) resolvi escrever estas linhas. Na verdade, existe um método prático muito simples para evitar a bela da banhada nas salas de cinema que consiste em analisar a sinopse do filme à procura de palavras-chave.
Vejamos um exemplo com o resumo de Sky Captain e o Mundo de Amanhã (em que o material teórico foi posteriormente confirmado com o visionamento da respectiva película):

"Em 1939, uma repórter de Nova Iorque faz a ligação entre a história que está a cobrir, sobre o desaparecimento de cientistas em todo o mundo, e um ataque de robots gigantes." beeeeeeeep - robots gigantes e desaparecimento de cientistas é banhada pela certa, normalmente estas fitas utilizam a Guerra das Estrelas e a muito kitch Galáctica como referência inesgotável de excitação; mas se por um lado faz este apelo nostálgico aos menos novos, pisca miseravelmente o olho aos espíritos adolescentes mais incautos com promessas de grandes explosões ao mesmo tempo que ridicularizam a figura do cientista (leia-se professor, na mente das crianças).

"Determinada em encontrar a solução para os acontecimentos," beeeeeeeeeep - a jornalista? a salvar o mundo ao lado dum gajo - essa já está gasta, o super-homem passou à história. Este tipo de referências denuncia falta de imaginação e argumento batido, banhada típica.

"ela procura o seu ex-namorado, o capitão de uma legião mercenária de pilotos." beeeeeeeeeeeeeep - legião mercenária de pilotos?! A maior parte das banhadas tem este tipo de merdas, estão avisados.

"Eles partem então numa aventura à procura da mente maléfica por detrás dos ataques." BEEEEEEEEEEP - Não acreditem em divisões maniqueístas da realidade, em particular a expressão mente maléfica permite-vos identificar banhada sem qualquer espécie de exitação.

(Duvidem também sempre que for possível adivinhar o desfecho final só a partir do resumo)


Comments: Enviar um comentário
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?