Estilhaços <$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 20, 2004

Sobre a Democracia (o que quer que isso seja) 

Não é novidade que as trapalhadas do senhor Bush custam muitas vidas e lhe enchem os bolsos. Embora com os olhos de quem assiste ao tempo de antena na televisão em vésperas de eleições, não deixem de ver o Farenheit 9/11.
Mas há mais. As incidências eleitorais e governativas na mais poderosa nação do mundo colocam em questão uma série de outras questões fundamentais, incluindo o nosso próprio sistema governativo. A Democracia, essa espécie de religião dos tempos modernos, é constantemente colocada em causa por atitudes de alguns governantes. Atitudes essas semelhantes, na essência, às que são apontadas para condenar outros sistemas políticos.
E se algum dia a organização política mudar e toda a gente acreditar que há uma maneira melhor de gerir politicamente a sociedade, explicaremos às crianças que com a Democracia corriamos alguns riscos de desvirtuamento inerentes à natureza humana, ilustrados pelos exemplos que hoje temos no mundo.
Lembro-me de um cartoon de um jornal em que um soldado americano, armado com uma metralhadora disparava contra iraquianos dizendo "Tomem lá! Tomem lá Democracia"...

Comments: Enviar um comentário
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?